PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS

Procedimentos Terapêuticos

Procedimentos terapêuticos são exames que têm como objetivo tratar os fetos que apresentam alguma anomalia identificada. São eles:


Punções de cistos e drenagens de cavidades

São procedimentos que visam retirar líquido de cistos ou cavidades, com o objetivo de preservar funções de órgãos (por exemplo, pulmão e bexiga). Normalmente, são realizados a partir da 16ª. semana de gestação.


Transfusão intra-uterina

Seu objetivo é infundir sangue e/ou plaquetas diretamente na circulação fetal para tratamento de casos de anemia fetal por incompatibilidade Rh entre o sangue do feto e o sangue da mãe, por exemplo. O exame pode ser realizado a partir da 18ª semana de gestação.


Transfusão entre gêmeos ou síndrome de transfusão feto-fetal

Quando os gêmeos são idênticos, pode ocorrer troca de sangue entre eles. Através da fetoscopia, é possível separar as conexões responsáveis pela troca de sangue.


Fetoscopia ou cirurgia endoscópica fetal

A fetoscopia é uma modalidade cirúrgica de diagnóstico e tratamento realizada apenas por especialistas em alguns grandes centros pioneiros nesse procedimento no Brasil. Seu objetivo é visualizar o feto no interior da cavidade amniótica. Isso é possível com a utilização da ultra-sonografia associada à videolaparoscopia.


Feto acárdico

Quando os gêmeos são idênticos, um deles pode estar bombeando sangue para os dois, nesta situação existe o risco de sobrecarga cardíaca fetal. A fetoscopia é o método mais seguro para fazer cessar essa sobrecarga.


©2016 Todos os direitos reservados