Medicina Fetal/ Fotólogo

Medicina Fetal

A Medicina fetal é uma especialidade que visa o acompanhamento detalhado de gestações através de aconselhamento genético, ultrassonografia e procedimentos invasivos, sempre visando o bem estar do binômio mãe-feto. Realiza ainda rastreamento de cromossomopatias através da medida da translucência nucal, ducto venoso, doppler da tricúspide, osso nasal e outros marcadores.

É praticada por tocoginecologistas com treinamento em ultrassonografia e habilitação em medicina fetal. O ginecologista e obstetra com área de atuação em Medicina Fetal é chamado de fetólogo e esse está capacitado para exercer um ramo específico da ciência médica que pode ser definido como “Um conjunto de ações de finalidades distintas - preventivas, diagnósticas e terapêutica - destinadas a proteger, avaliar e assistir a saúde do feto.”


Fetólogo

O Fetólogo domina conhecimentos fundamentais de embriologia, obstetrícia, genética médica, neonatologia, morfologia e dismorfologia e fisiopatologia fetais. O Fetólogo conhece e está habilitado a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem, notadamente a ultrassonografia, com finalidades diagnósticas diversas, como cariótipo fetal, diagnóstico de infecções fetais, etc.

O Médico Fetal se relaciona com a gestante e seu familiares através da consulta médica fetal, onde o profissional preenche suas anotações em um prontuário médico, segundo normas gerais ditadas pelo Conselho Federal de Medicina. Esta consulta pode incluir o exame físico fetal, realizado através da ultrassonografia convencional, em modo B, Doppler colorido, e avaliação de ritmo cardíaco em modo M.


©2016 Todos os direitos reservados